top of page
Buscar
  • Foto do escritorJoão P. Simões

Chipaca, uma escola no Niassa.

O AE Ansião numa missão solidária em Moçambique.


Atividade no recreio da escola, 24 setembro.

Em Moçambique, um dos países mais pobres do mundo, a província mais remota, o Niassa, apresenta os indicadores de desenvolvimento humano mais baixos do país. Na Educação, as condições precárias das escolas, o número elevado de alunos por professor (60 a 70) e a pobreza generalizada, fazem com que a população escolar sofra de todo o tipo de carências.

Perante este contexto, este tipo de ação solidária enquadra-se no Projeto Educativo do Agrupamento, no Âmbito do seu Eixo 1 (educação de qualidade) e respetivos eixos de ação, para além das áreas de competência do Perfil do Aluno.

Uma das turmas da Primária, 24 setembro.

Sendo que dois terços da Humanidade vive em piores condições de desenvolvimento do que nós, é importante transmitir aos alunos uma dimensão globalizante das experiências pedagógicas e da vivência escolar, abrindo novos horizontes em termos de possibilidades de ação solidária.

Nesse sentido estamos a mobilizar  a comunidade escolar e as forças vivas do concelho de Ansião para desenvolver um conjunto de ações solidárias ao longo deste ano letivo. 

Estas ações terão como finalidade angariar fundos suficientes para adquirir um kit escolar básico para cada um dos 250 alunos da escola primária de Chipaca, cujo próximo ano letivo terá início em fevereiro.

A verba angariada será transferida para Moçambique, ao cuidado do nosso parceiro local (Sociedade Algodoeira do Niassa - Grupo JFS), sendo este responsável pela aquisição e distribuição do material escolar, em estreita colaboração com a autoridade local da Educação.

Muito brevemente serão divulgadas as ações solidárias e respetiva calendarização.

Vamos todos ajudar os alunos de Chipaca, a nossa escola no Niassa!

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page